Tipo de Estudo
Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo do tipo transversal, para verificar o conhecimento dos estudantes de diferentes semestres do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia sobre o uso profilático e terapêutico do flúor.
Aspectos Éticos
A pesquisa foi realizada após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – CEP/UESB (CAEE: 17804113.7.0000.0055), além das autorizações concedidas pelos participantes, mediante o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Participantes da Pesquisa
O estudo foi realizado com estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié. O ingresso para o curso de Odontologia nesta universidade é semestral, com 20 vagas para cada período letivo do ano. A amostra foi composta por acadêmicos regularmente matriculados – sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo semestres do curso -, durante o segundo semestre de 2013, totalizando 104 estudantes. Destes, 98 aceitaram participar desta pesquisa.
Coleta de Dados
A escolha da técnica de coleta de dados foi adequada ao objeto de estudo, sendo utilizado, portanto, um questionário que permitiu a identificação dos participantes e, posteriormente, a investigação do conhecimento dos acadêmicos sobre os métodos de aplicação, as recomendações e as concentrações de flúor nos produtos de sua prática clínica diária, bem como os meios de utilização do flúor a que estão expostos seus pacientes.
Análise dos Dados
Os dados foram processados em planilha do programa Office Excel 2010(r). Para a análise dos dados, que compreendeu as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação, a amostra foi categorizada em dois grupos, segundo os semestres, da seguinte forma: grupo 1 (6º e 7º semestres), composto por 53 universitários, e grupo 2 (8º, 9º e 10º semestres), por 45 universitários. Os resultados foram apresentados de acordo com análise descritiva, baseada em proporções e frequências absolutas e relativas, e em forma de tabelas.